Salve alunos,
Alterei os conteúdos da aula de hoje, afim de dotá-los de maior conhecimento sobre análise de sites e sobre navegação crítica.
Parte teórica
Se na aula passada fizemos um esforço de pesquisa, hoje cabe aprendermos a analisar os resultados dessa pesquisa. A aula de hoje é fundamental para termos critérios sobre os quais iremos avaliar a qualidade de um website.
link para critérios de análise de sites:
http://www.avellareduarte.com.br/projeto/planejamento/planejamento1/planejamento12c.htm
exemplo de projeto para análise de sites de escolas:
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/ticc/Olhar%20o%20site.pdf
Parte prática
Navegação Crítica é justamente nosso olhar "criterioso" sobre um determinado site, buscando nos parâmetros e critérios estudados as bases para a avaliação do site. Iremos analisar a evolução do site da Folha, com links abaixo. Ao final da aula vcs devem postar uma resumo de sua avaliação.
link para notícia de sua última atualização:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u321700.shtml
link para sites antigos da Folha:
http://web.archive.org/web/*/www.folha.com.br
primeiro site da Folha - 98/99:
www.agorapod.com.br/folha_99.jpg
site da Folha em 2001:
http://web.archive.org/web/20010801161039/www.uol.com.br/folha/
www.agorapod.com.br/folha_2001.jpg
site da Folha em 2003:
http://web.archive.org/web/20030801080232/www.folha.uol.com.br/folha/
www.agorapod.com.br/folha_2003.jpg
www.agorapod.com.br/folha_2004.jpg
site da Folha em 2006:
http://web.archive.org/web/20060612060200/www.folha.uol.com.br/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u78760.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u79089.shtml
link para atual site da Folha:
www.folha.com.br
------------------------------------------------
Livro gratuito sobre ergonomia, para baixar;
http://www.agorapod.com.br/ihc.pdf
http://www.agorapod.com.br/Capitulo1.pdf
http://www.agorapod.com.br/Capitulo2.pdf
http://www.agorapod.com.br/Capitulo3.pdf
http://www.agorapod.com.br/Capitulo4.pdf
http://www.agorapod.com.br/Capitulo5.pdf
terça-feira, 18 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
19 comentários:
só aguardando a hora da aula... entrei no link que vc postou e achei-lo (se é que existe essa palavra) muito lucrativo para nossa disciplina e talvez futura profissao. espero que usemos este mais vezes.
DYLAN
ok, VAMOS LA ENTÃO .
Não pude ir a aula, alguém q esteja lendo os recados pede para o professor ver por favor.
Minha dúvida é como será feito essa análise. Faço nos mesmos padrões daquela análise pdf logo acima, ou faça um resumo do que observei nas alterações do site da folha?
Abraço
Tiago,
Melhor fazer um resumo do observado na FOlha, com base nos conteúdos de arquitetura da informação e layout de interface que consta no link do avellaredutra. abrass!
Hoje o site da Folha é mais prático, analisando primeiramente a posição dos links, aparecem em abas no sentido horizontal diferente dos sites antigos. O site atual inova no destaque das matérias (mais organizadas e visualmente conseguem chamar mais atenção, não estão "perdidas" como antes.) Permanece o uso de recursos interessantes de busca, que facilitam o processo.
A estruturação é clara e é fácil localizar informações "mais importantes" já que o site usa palavras-chave.
As cores do site atual são mais suaves, facilitando a legibilidade.
A diferença que mais se destaca é a organização no site, separa informações e cria "caminhos específicos" para todos os tipos de usuários.
Ass: Nilto Júnior.
Folha 99:
Observando o primeiro site da Folha, de 99, nota-se que o design era realmente bem simples, e com cores que funcionavam, pois lembravam a cidade de São Paulo, e ao mesmo tempo conseguiam diferenciar bastante, através do vermelho, os Links dos textos da home. Apesar disso, as seções do site tinham uma divisão confusa, em que tudo parecia a mesma coisa.
Folha 2001:
Nesse exemplo o site já possui uma boa divisão das suas seções, porém na minha opinião, perde na escolha das cores, pois ficou meio descaracterizado, o site ao invés de lembrar um portal de um jornal, lembra uma farmácia. O site possui agora mais seções, e possui mais praticidades pro público em geral, como a previsão do tempo e temperatura local. Os Links e textos continuam sendo bem diferenciados, mas agora se utilizando da mudança das cores laranja e preto.
Folha 2003:
Em 2003, o site começa a adquirir a tendência "Clean" para portais, e preocupa-se em tirar um pouco do peso das cores que apresentava antes. Apesar de continuar sem as cores que funcionavam na sua primeira edição, as cores de São Paulo, o site agora funciona de uma outra maneira, olhamos para ele e sabemos que é de um portal ou melhor, de um jornal online, o que é sua proposta. Porém, com isso acabou cometendo alguns erros. A diferenciação evidente de seções que tínhamos em 2001, começa a se perder em 2003 e os Links para notícias estão todos em azul, apenas diferenciando-se nos negritos e deixando o site todo com aspecto de ser o mesmo texto com vários Links. Não conseguimos saber, apesar do sublinhado, o que é Link e o que é texto.
Folha 2006:
Neste ano, começa-se a desenhar o design atual, e o que melhor se encaixa nos padrões que o site quer apresentar. As seções e sub-seções do site estão melhor definidas. Os leitores tem a possibilidade de navegar na própria home atrás de manchetes diferentes, pela seção "Em Cima da Hora". Com a seção "+Lidos" o site facilita a busca de informações do usuário, pois se ele quer um assunto do momento, com certeza ele achará algo sobre nessa seção. A adição de galerias acessáveis na própria home também deram dinamismo ao site. Existem porém, 2 problemas remanescentes, a grande quantidade de Links de texto na home, e uma falta de evidenciação nos títulos das seções.
Folha Atual:
Atualmente, a Folha Online possui seu melhor design, como se é esperado. As notícias em destaque se encontram no topo superior central da página, com imagens ilustrando as mesmas. As seções estão muito bem destribuídas com o uso de cores de fundo, e com o título de algumas sendo azul claro, diferenciando-se do resto dos Links da página. O sistema de busca do site, se encontra mais evidente, e facilita mais a navegação dos usuários. Os links existentes na página agora aparecem somente quando são relacionados a uma notícia e vêm com algum objeto na sua frente, para demonstrar que ele é um tópico relacionado ao texto anterior. Os títulos das notícias são Links também, porém agora eles estão melhor diferenciados pois, estão maiores e em negrito.
A mudança mais notável, e a melhor na minha opinião nesse novo design da folha, é a passagem do menu que estava na vertical esquerda do site, para a horizontal superior. Com ele no lugar em que se encontra agora, ele abriu mais espaço para as notícias que antes se espremiam mais dentro da página, e a aumentavam tornando o site com ruim navegação pelo fato de ficar rolando a barra de rolagem o tempo todo. Com um menu como este agora, sobra espaço também para as sub-seções de um botão selecionado nele, pois você pode aproveitar a extensão horizontal da página.
Considerações Finais:
O layout do site da Folha Online, com certeza não pode ser considerado perfeito, se é que existe um que seja. Mas, com o passar dos anos ele se saiu bem na tarefa de se adequar às necessidades do seu público leitor. Os problemas que ele sofre, são em sua maioria, os mesmos que todos os sites de seu segmento sofrem, o fato de serem muito massantes e confusos, devido a quantidade de informações que precisam passar.
Abraço,
Thiago Porfiro
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u383164.shtml
2008
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u16829.shtml
Limpo de fácil leitura , blogs de fácil acesso. A ascensão de uma redação renovada com fundamento para os sites de jornalismo, o uso em excesso acaba igualando as informações, permitindo poucas diferenças entre o leitor e os veículos. Sendo assim, podemos notar que a edição das notícias em exposição é o que permite diferenciar os sites.
http://www.agorapod.com.br/folha_99.jpg
1999
informação precisas mas sem objetividade nas informações, busca cansativa.
http://www.agorapod.com.br/folha_2003.jpg
http://www.agorapod.com.br/folha_2004.jpg
2003/2004
já nas transformações para anovo formato a folha trás um formato limpo já buscando a compreensão do leitor
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u79089.shtml
2006
O formato para mim, da noticia é clara, baseado em experiência pessoal faço uso da mesma sistemática que a Folha adota em suas avaliações, minha conclusão é exatamente a oposta àquela pregada na análise da Folha, pois eu concluí, que o mais simples, neste caso, parece ser o mais interessante. Trazendo vantagens ao leitor sendo no site, a produção é muito rápida a estrutura de evolução da Folha online,permite ao leitor interagir com a noticias instantânea.
Resumo da clareza dos links
os banners de vendas e serviços “ Folha Shop , estão bem posicionados no lado direito da tela dando assim uma conformidade de leitura clara / folha 2008.
quanto ao site do ano de 99 não existia busca
Análise do site FOLHA ONLINE (1999-2008)
Visão Geral:
- Funcionalidade, criação da ferramenta de busca, facilitando a visualização das noticias e conteúdos. (melhor organização das funcionalidades)
- Estética: Cores mais frias, visual mais clean, alteração na barra de menu lateral para superior no sistema de abas, gerando mais espaço para o conteúdo. (design da interface de melhor visibilidade e compreensão)
- Transmissão de noticias online, interatividade com colunistas tendo opções de podcasts dos colunistas, blogs de jornalistas. (novos recursos)
Originalidade:
- Conteúdo: conteúdo com uma melhor organização e disposição na página.
- Colaboração: usuário participa com postagens nos blogs interagindo de forma mais efetiva no site. (interatividade com o site)
Ferramenta de busca:
- Ferramenta de busca UOL entra em conflito com ferramenta de busca do folha em relação a pesquisa de conteúdo, fazendo com que usuários iniciantes se percam entre as duas ferramentas de busca. (acaba confundindo usuários)
- Busca FOLHA: uma evolução separou a procura em “Folha Online” e “Folha de S. Paulo”, onde disponibiliza a pesquisa no site online e pesquisa de noticias no jornal impresso. Conta com os “Links Relacionados” e “Resultados” que é todo o material encontrado na Web.
Layout/Interface:
- Links mais claros e visíveis, dispostos de uma melhor posição na página.
- Seções: separadas por marcadores de cores diferentes.
- Logo: melhor adequação voltando as fontes padrão adquirindo uma melhor identificação de marca.
Daniel Bonatelli
Bom, a meu ver o site da folha de São paulo teve varias atualizaçoes ao decorrer dos anos.
Onde tudo começou em 1998 e 1999 , neste anos o site permanecia de uma forma estatica(sem animação), ja em 2001 teve uma mudança que chamou muita a atenção das pessoas , que era as animações em flash e tambem no tamanho da pagina, e nao podendo esquecer do campo de busca do site que mudou da barra principal , para o canto direito do site embaixo da barra principal do uol.
De 2001 para 2003, ouve algumas perdas no site, o campo de busca nao aparece no site, a barra de menu mudou de cor , de azul para cinza.
Ja em 2004 o procurado campo de busca de 2003 , apareceu perdido no meio da barra de menu.
Pulando alguns anos , chegamos nos dias de hoje, onde a barra da uol teve outra cara, o campo de busca ja aparece em um local de facil visualização do usuario, barra de menu saiu do lado esquerdo da pagina e passou a se localizar em baixo do logo do jornal, foi diminuido o numeros de colunas de quanto para três colunas, que diminuiu a poluição visual com excesso de imformações, um outro ponto a ser dito foi a divisão de cores por assunto.
foi isso que eu achei que mudou durante os anos!
abraço
Análise do Site Folha
Ao longo do caminho da Folha, podemos notar uma grande mudança que foi em seu layout. Os menus passaram de vertical para horizontal, aproveitando melhor os espaços. As cores passam a ser mais agradáveis ao decorrer dos anos, começou com cores mais escuras e passou para as mais claras. A "busca" no decorrer de sua história tambem foi substituida, podemos notar que no ano de 1999 não tinha barra de busca, em 2001 ja passa a existir, em 2004 a busca é colocada no meio do menu, em 2006 o sistema de busca passa a ser tanto nas matérias da Folha quanto online. A logo é diferente: temos uma logo para a FolhaOnline e outro para a Folha de S.Paulo, mantém a mesma estética
porém com cores diferentes ao decorrer do tempo, também algumas tem outras "formas". As noticias são colocadas de formas mais claras facilitando a leitura.
De acordo com todos os anos anteriores comparados com o atual, houve muita mudança bastante significativas, e algumas nao tao aproveitaveis, compactaram as informacoes o melhor possivel para a opcao de leitura por coluna no destaque central do site, tambem teve uma diferenca enorme na opcao de busca sendo que em 2006 era mais completa a opcao de busca por informacoes comparada que a de 2008 existe a mesma ideia porem com menos detalhes nas opcoes, o destaque podcats, tabem se destaca os videocats com angulo favoravel a visao do internauta, o menu anteriormente eram com 3 colunas, uma na direta na esquerda e no anto do site, porem cada coluna com opcoes diferentes distribuindo e perdendo espaco para a inclusao de mais materias, o menu atualmente é unicamente colocada na parte superior logo abaixo do logo, e com as principais opcoes em destaque, assim dando mais espaco para adaptacao de noticias mais completas na coluna central assim deixando espaco para aplicacoes de maiores opcoes para o destaque central, tem la tambem as suas velharias do passado que prevalece ate hoje desde 99, que sao os destaques de cores padroes, a opcao de muitas publicidades, hoje se tem a opcoa do leitor poder mandar a sua opniao ou critica sobre determinados assuntos, onde anteriormente nao existia tal opcao para a interatividade diretamente com o publico.... sao muitas diferencas e muitos fatores que fizeram a diferenca de anteriormente com atualmente, sendo claro que temos de analizar os fatos da nossa adaptacao a modernidade de hoje com a do passado, um exemplo é que naquela epoca, tinhamos opcoes de banda na internet menores, assim tendo de publicar o mais leve possivel o site para uma melhor abertura nos browsers, e hoje em dia podemos despreocupar com a gama de informacoes, pois ja estamos na era de velocidas muito supeiores referente ao carregamento direto por sites....
O site Folha de S.Paulo de 99 tem a barra de menus dividida entre direita e esquerda, com cores diferentes, dificultando o uso. A partir de 2001 o menu passa todo para a esquerda, sempre bastante comprido e um tanto confuso, dividido em seções. A evolução aconteceu no site de 2008 quando a barra de menus passa a ser horizontal dividida apenas em duas seções. A barra fica tanto na parte superior como na inferior, isso é muito bom para sites compridos, como o da Folha, pois o usuário não precisa voltar até o topo para usar o menu.
A ferramenta de busca aparece de forma simples em 2001 no canto superior direito. Em 2003 essa ferramenta é inexistente. Em 2004 a busca é passada para a barra de menus entre as seções, dificultando bastante seu uso. A partir de 2006 a ferramenta ganha maior destaque e tem mais opções para busca. Estranhamente em 2008 a busca deixa de ter recursos de "mais buscados", que havia desde 2006.
A barra de publicidade também é interessante comentar. Aparece primeiramente em 2001, com fundo laranja, verticalmente na esquerda. Mais tarde essa barra desaparece, aparecendo apenas propagandas de produtos próprios da Folha. Em 2008 a barra de publicidade é o elemento que mais chama atenção, de cor amarela e sendo uma coluna com o mesmo tamanho das colunas de notícias. Existe também as propagandas dinâmicas na horizontal, de produtos próprios, entre as notícias. Isso polui bastante de dificulta a leitura.
Na minha opinião mudo muita coisa. Em 99 o site apresentava três cores fortes o preto com o vermelho logo ao lado pode deixar a leitura um pouco mais cansativa, alem de parecer mais um site do time são paulo. A única interatividade era feita através da opinião do leitor e tinha um link que eu nunca tinha visto que era horários do site, não sei pra que serve.
Em 2001 mudou pouca coisa os links continuavam na vertical mas as cores foram mudadas por outras mais leves.
Hoje o site é bem mais completo, aparenta mais como um portal de informações diversas, participação do leitor é bem maior. Mudaram os links colocando os mais procurados a primeira vista.
Tem o folha shop que faz o papel dos classificados e a organização do site fico bem boa, dividindo as noticias com fotos e chamadas que nos atraem muito mais.
Breve análise dos web sites da folhaonline.com.
A folhaonline.com tem mudado em vários aspectos desde sua criação em 98. No entanto algumas mudanças demoraram para acontecer, como uma maior e melhor interatividade com o leitor e a utilização de vídeos.
Comparando os sites de 1999 até 2008 podemos ver algumas mudanças como o tipo e cor de letras usadas no título, quantidade de informação, barra de busca e até mesmo a cor utilizada.
Uma característica igual em todos é a utilização de dois menus, um do UOL e outro da folhaonline. Isso poderia confundir alguém que não tem muita noção de internet.
A partir de 2001 mais imagens foram agregadas aos textos. Também a partir de 2001 a informação começou a ser organizada de maneira diferente. Em vez de duas agora três colunas e conseqüentemente mais informação na pagina de entrada. A informação, que era introduzida apenas por um título e rótulo ganha mais corpo, com noticias complementares ou noticias relacionadas.
Nota-se que em 1999 o layout da folha se parecia a capa de um jornal, de fato uma meia capa de jornal aparece junto ao título. Outro detalhe é referente não possuía uma barra de menu horizontal, somente uma barra de opções à esquerda.
Em 2001 já existe um espaço para enquete, o que é inovador e permite um pequena interação.
Em 2008 aparece também uma loja virtual da folhaonline.com.
A partir de 99 o site era dividido em três colunas verticais e uma horizontal na parte superior, em 2001 saiu a coluna horizontal, e acrescentou uma lateral com links de compras, cursos e classificados, no link de 2003 acrescentou mas uma coluna horizontal com propaganda colocado entre as notícias e o menu. A pagina aumentou de tamanho e o nome " Folha Online" ganhou várias formas. FaloU!
jacson
Sobre a Folha Online, últimos 3 anos!
2006
foi estreado um novo projeto gráfico na qual ficou mais dinâmico, com mais espaço para notícias e com ferramentas que aumentaram a interação e a participação dos leitores.
2007
a foi estreada a seção de videocast com resumo de notícias(programas curtos de vídeo), possibilitou o acesso dos internautas à informação, foi uma novidade do novo projeto gráfico, que foi criado para facilitar a navegação e leitura, e realizado também de acordo com pedidos de leitores.
2008
a publicidade na lateral direita do site fica em bastante evidência e os canais que antes eram verticais, agora se tornam horizontais.
Interessante
Onde o jornalista é o leitor.
http://english.ohmynews.com/
Online newspaper with the motto "every citizen is a reporter". The majority of
articles are written by freelance contributors.
http://www.fafich.ufmg.br/~espcom/revista/numero2/erika.html
webjornalismo, banco de dados, produtos jornalísticos de terceira geração.
A primeira fase da Folha on line em 98/99 tinha uma cara mais de revista, com cores fortes, fontes grandes com a disposição das funções na vertical envolvidas por preto ou vermelho. Nesta primeira versão na home para interatividade do usuário o site oferece o "dê sua opinião", o trabalho é feito com fotos e textos.
Na Folha de 2001 a interface já ganhou um aspecto de jornal, com cores mais claras, área reservada para busca, links para facilitar o acesso a matéria ou similares, nesta fase foi disponibilizado para consulta o classificados, a edição impressa, cursos grátis, os link's de acesso aumentaram e são separados por interesses, incluindo o "crítica online" onde o usuário pode participar do site, também acrescentaram a hora certa, e tempo do Rio de Janeiro e São Paulo, esta fase continua com fotos e textos apenas.
A Folha de 2003 ficou mais clara, com menos cores, mais publicidade, funcional, mas com uma grave falha, não existe o campo de busca, que é uma ferramenta fundamental para um site de informações.
No ano de 2006 a Folha inovou, extinguindo totalmente as cores da interface, as publicidades deixando apenas um box de propaganda animada, e tirando todas as matérias que ficavam a vista, maximizando uma única matéria na página toda, mas a principal mudança foi a barra de ferramentas que saiu da lateral esquerda e foi para o cabeçalho e rodapé da página, não mais com tantas opções, mas apenas com o nome de cada editoria. Parecendo mais simples, clara e prática, mas a primeira vista não funcional, pois os link's de costume já não estão mais ao alcance dos olhos, esta é a única fase que não existe o letreiro que fica trocando de informação no cabeçalho da página.
A última interface da Folha em 2008, já vem com muitas novidades, a primeira vista parece uma penteadeira, mesmo com poucas cores. Mas em uma próxima análise fica clara as principais notícias, como: mais lidas, indicadores, busca, a interatividade com o usuário aumenta com enquetes, participação nos blogs dos jornalistas, erratas, denúncias e sugestões, a inclusão de podcast, videocast, nesta fase a edição impressa já veio com algumas informações exclusivas para assinantes, que ficam bloqueadas no site, ganhou box específico das editorias com foto e lead, box de fotos com lead e paginador, a lateral esquerda da página é reservada para publicidade, percebemos que a home é praticamente toda feita de link's e poucos lead's são fixos e o letreiro que fica no cabeçalho voltou. A nova face é bem completa e funcional, priorizando a facilidade de busca.
De acordo com o site da Folha, o ano de 98/99 é muito simples, a coluna da direita com fundo vermelho e letras brancas, a coluna da esquerda com fundo preto e letras brancas e a coluna do centro com poucas fotos, com o fundo branco e letras pretas. O ano de 2001 a coluna da esquerda com fundo azul com letras pretas, coluna da direita de propaganda com fundo amarelo e letras pretas, noticias principais em destaque, imagens e reportagens do brasil e do mundo, informações em vez de reportagem por tópicos o centro.No ano de 2006,a coluna da direita com "busca" em destaque,+lidas,+ curiosas,+enviadas;coluna por tópicos no começo do site,há mais fotos, resumo das notícias e com mais destaque e destaca as notícias do Brasil e do mundo com fotos e tópicos e publicidade na coluna da direita.E no ano de 2008, coluna da direita com "busca" com menos destaque e propaganda do lado direito com fundo branco e letras pretas e azuis;as +lidas, +curiosas,+enviadas do lado esquerdo,as reportagens do centro ganham destaque maior e os menus ficaram em uma coluna central,logo depois da logo, a enquete surgiu e ficou na coluna da esquerda e destaque de podscat e videocats.
Postar um comentário